Hospital Casa do Caminho permanecerá funcionando
O funcionamento do Hospital da Casa do Caminho de Araxá foi tema de coletiva de imprensa nesta sexta-feira (16). Participaram do encontro com os veículos de comunicação a Promotora de Justiça, dra Mara Lucia Dourado, representando o Ministério Público, a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves e o Procurador Geral do Município, dr. Jonathan Renaud de Oliveira, que representaram a Prefeitura de Araxá.
Durante a entrevista foi anunciado que o Hospital Casa do Caminho não irá encerrar suas atividades no dia 30 de dezembro como anunciando anteriormente pelos diretores do hospital. O local permanecerá funcionando sob administração de uma interventora nomeada pela Justiça e que já assumiu o controle do hospital nesta quinta-feira (15).
A Promotora, dra. Mara, afirmou que a decisão judicial de afastamento da diretoria e intervenção no Hospital Casa do Caminho visa exatamente possibilitar a manutenção da assistência hospital oferecida no local. De acordo com a promotora, o hospital tem uma importância regional e que seu fechamento iria impactar diversas cidades, principalmente nesta época do ano em que há um aumento pela procura de atendimento médico/hospitalar.
A Secretária de Saúde, Cristiane, disse que o hospital responde atualmente por 50% dos leitos clínicos de Araxá, além de ser responsável por 30% dos leitos de UTI, 40% dos leitos de cirurgias e 100% dos leitos de longa permanência.
O Procurador, dr. Jonathan, explicou que a interventora se comprometeu em providenciar a prestação de contas do hospital de forma urgente para garantir a manutenção dos convênios e repasses de verbas públicas. Segundo ele, a interventora poderá, caso necessário, utilizar o patrimônio vinculado ao Hospital Casa do Caminho para quitar as dívidas e regularizar a situação financeira e fiscal, desde que tenha autorização judicial para tal medida.