Prefeitura lança novo protocolo de acesso e segurança nas escolas
Com o objetivo de prevenir a violência e fortalecer a rede de proteção nas escolas, a Prefeitura de Araxá elaborou um novo protocolo de acesso e segurança para as instituições de ensino da Rede Municipal. Nesse cenário, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com órgãos de garantia de direitos e defesa de crianças e adolescentes e de desenvolvimento de ações de segurança, criou o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar.
Entre as novas medidas estão a adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços; Instalação de câmeras de segurança, que serão implantadas nas unidades que ainda não possuem, com fiscalização e monitoramento eletrônico em tempo real, integradas com a Secretaria de Segurança Pública; Implantação de Portais Detectores de Metal na entrada das unidades escolares; Orientações para todos os profissionais na construção de um ambiente tranquilo e seguro a todos, entre outros.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, para garantir uma escola mais segura nesse momento é importante a adoção de medidas preventivas para evitar ações de violência nas dependências escolares, e a melhor forma para que isso aconteça é conscientizando a comunidade escolar da importância do cumprimento de diretrizes que tragam mais segurança aos servidores e estudantes.
“É importante o desenvolvimento de ações educativas eficazes para que os alunos estejam inseridos em um ambiente seguro. Por isso, vamos envolver toda a Comunidade Escolar nas ações do Programa Psicólogo nas Escolas, além do incentivo a ações de Protagonismo Juvenil. Também vamos ampliar estratégias e desenvolver projetos interdisciplinares conforme o orienta o Currículo Referência de Minas Gerais, com ações de combate ao bullying e ao cyberbullying. E vamos promover ações de conscientização aos pais, mães e responsáveis quanto à importância de acompanhar a rotina escolar de seus filhos”, explica