O empresário Emílio Fernandes de Paula Castilho foi reeleito para mais um mandato a frente do Lions Clube de Araxá. A eleição ocorreu na noite de quinta-feira, dia 25, em Assembleia realizada na sede do clube. Completam a diretoria, o odontólogo Fernando Luzia França (vice-presidente), a assistente social Jocelene Maria da Silva (secretária) e a professora Valéria Cristina Barcelos Marques (tesoureira).O Lions Clube “José Porfírio de Oliveira” é uma das instituições mais tradicionais da cidade com 50 anos de fundação em Araxá.
A sede funciona na Rua Calimério Guimarães 366, no Centro da cidade e entre os projetos executados, destaque para o Programa Visão Para Todos que objetiva a realização de testes de acuidade visual e doação de lentes e armações para pessoas carentes. “É sem dúvida um projeto de grande alcance social e que beneficia várias pessoas em nossa cidade”, destacou o dirigente.
Atualmente o Programa Visão Para Todos é executado em parceria com a Prefeitura de Araxá. Os testes de acuidade visual são efetuados durante a realização do ‘Prefeitura no Bairro’. “Já tivemos a oportunidade de participar de três programas Prefeitura no Bairro e em cada edição, o Lions seleciona 40 pessoas para as consultas oftalmológicas e a doação das lentes e das armações.
É, sem dúvida, muito prazeroso ajudar o próximo. Nesta semana, em parceria com a Administração Municipal, tivemos a oportunidade de entregar 22 óculos para a população. É um trabalho dignificante e que, sem dúvida, não tem preço”, completou Emílio Castilho.Escolas Rurais
Através de parceria com a CBMM, o Lions Clube de Araxá também realizou, recentemente, o projeto Visão nas Escolas que contemplou as escolas da zona rural de Araxá. Durante o mês de março, foram visitadas as escolas do Itaipú, Boca da Mata, Mourão Rachado, Bosque dos Ipês e da Fazenda Santa Terezinha.
Após os testes de acuidade visual, realizados nas crianças da 1ª e 2ª séries, os mesmos foram encaminhados para consulta na Clínica de Olhos Araxá com os oftalmos Dr. Walter de Carvalho Júnior, Dr. Cesar Barcelos, Dr. Gabriel Aguiar e Dr. Rafael Carvalho. O translado das crianças foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“Ver a alegria nos rostos das crianças ao receber o óculos é muito lindo. Durante as visitas nas escolas, tivemos vários relatos das professoras de déficit no aprendizado por causa da visão. É um projeto importante e que faremos de tudo para ampliar nesse novo mandato. Estamos em negociações com o Poder Público e as secretarias de Educação e Saúde para a execução deste projeto em todas as crianças dos anos iniciais da rede municipal de educação ainda em 2023. Temos no prefeito Robson Magela um grande parceiro e nossa intenção é ampliar ainda mais nossa área de atuação”, destacou Emílio Castilho.