Samu será implantado em Araxá
O governador Romeu Zema esteve em Uberaba nesta segunda-feira (17), onde assinou o convênio para a implantação do Samu na macrorregião de Saúde do Triângulo Sul, que irá beneficiar também a cidade de Araxá.
O repasse do Governo de Minas, no valor de R$ 18.452.424,31 irá possibilitar que o Samu Regional atenda 27 cidades que somam uma população de 781.789 pessoas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) tem o objetivo de chegar o mais rápido possível às pessoas que precisam de atendimento médico imediato, garantindo não só um transporte adequado de urgência para um serviço de saúde integrado ao SUS, mas também o atendimento precoce, que pode fazer toda a diferença na missão de salvar vidas.
O Samu de Araxá será construído no terreno da Unidade de Pronto Antendimento (UPA), com investimento na ordem de R$ 1,6 milhão por parte da Administração Municipal, sendo a Central de Regulação de Urgência, localizada em Uberaba. A previsão é que tudo esteja em pleno funcionamento no período de um ano.
Neste processo, serão adquiridas pelo Samu Regional um total de 24 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico e cinco Unidades de Suporte Avançado formando assim estrutura de todo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da região.