Vereadores solicitam combate à dengue e melhorias na saúde

fevereiro 28, 2024
By

plenário 3

A Câmara Municipal de Araxá realizou a última Reunião Ordinária do mês de fevereiro, nesta terça-feira (27).

Seis vereadores discursaram durante o grande expediente para apresentar demandas e comentar diversos assuntos em Tribuna: João Veras pediu a fiscalização e a limpeza de lotes e terrenos; Luiz Carlos Bittencourt solicitou informações sobre as Comissões Processantes (CP) em andamento na casa; Omara Paolinelli sugeriu diversas melhorias para a Saúde Pública na cidade; Evaldo do Ferrocarril propôs a realização de serviços urbanos em diferentes bairros; Raphael Rios demonstrou preocupação com o descarte irregular de lixo e entulho e Fernanda Castelha também apresentou demandas para a saúde e para a causa animal.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores apreciaram o projeto de lei 07/2024. A matéria, de autoria do vereador Evaldo do Ferrocarril, vai denominar como Campo Ricardo Lucena Diniz, o campo localizado no bairro Boa Vista, situado na rua Orlandino Caetano, n° 155.

As Reuniões Ordinárias da Câmara acontecem todas às terças-feiras, às 14 horas. A população pode acompanhar as sessões do Legislativo através da rádio Imbiara (91,5) e pelo canal da Câmara no YouTube.

Tribuna

João Veras:

O vereador João Veras iniciou os trabalhos do Grande Expediente apresentando Moção de Congratulações e aplausos para homenagear o senhor Leonardo dos Reis da Silva, conhecido como Léo do Trianon Esporte Clube, parabenizando-o por sua determinação e persistência em realizar o sonho de crianças e adolescentes através de projeto esportivo.

O parlamentar também solicitou a fiscalização de lotes particulares em todas as vias do bairro Santa Rita II, que atualmente se encontram com grande quantidade de lixo, entulho e sem a realização periódica de capina. Outra solicitação semelhante foi a de capina, limpeza, coleta de entulhos e desobstrução de bueiros na rua João Ferreira Silva (antiga Rua F), no bairro Santa Maria.

Luiz Carlos Bittencourt:

O vereador Luiz Carlos Bittencourt solicitou informações à Mesa Diretora da Câmara, sobre a existência de Comissão Parlamentar (CP) em funcionamento na Casa, com período estimulado de até a data de 15 de fevereiro de 2024.

O representante do Legislativo também solicitou informações sobre o repasse anual de gratificação do Governo Federal, destinado aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias. No documento é questionado o motivo deste pagamento ter sido realizado apenas em relação ao ano de 2021, faltando assim, a remuneração dos anos 2020, 2022 e 2023. Ele ainda pede informações sobre o repasse do adicional de insalubridade, com base de cálculo sobre o salário base ou vencimento para esses profissionais.

Por fim, o parlamentar sugeriu que os semáforos da cidade sejam religados às 05h30, diariamente, considerando que muitos veículos começam a circular na cidade a partir deste horário para a jornada de trabalho.

Omara Paolinelli:

A vereadora Omara Paolinelli ressaltou que tem buscado trabalhar intensamente em busca do melhor para a comunidade e pretende “realizar 4 anos em 1”, já que tomou posse em setembro do último ano.

Ela apresentou diversas demandas, priorizando a atual situação da saúde e dentre elas destacam-se: disponibilização de um novo imóvel para atendimento do Programa de Internação Domiciliar (PID), com acessibilidade, na região central; disponibilização de computadores para os Agentes Comunitários de Saúde; contratação de enfermeira para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) – “postinho de saúde”, no bairro Jardim Europa, assim como o aumento do número de agentes para atender esta região e o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) destinado a estes profissionais.

Moção de Congratulações homenageou Dr. Bruno Barbosa Borges, “em razão de seu histórico profissional de competência e ética, contribuindo para a área de advocacia e o desenvolvimento social de Araxá”.

Evaldo do Ferrocarril:

O primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Evaldo do Ferrocarril, apresentou indicações para melhorias em diversos setores da cidade. Ele pediu a construção de escada hidráulica na av. Tônico do Alonso; solicitou o cronograma de obras que estão paradas no momento; o pagamento do programa Auxílio Moradia e a capina e limpeza na quadra em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Querobina Gomes Borges.

Outras demandas apresentadas pelo parlamentar sugeriram: recontratação dos servidores responsáveis por realizar pequenos reparos na Secretaria Municipal de Educação; instalação de tampas para reservatório de aquecedor solar no bairro Pão de Açúcar II; continuação da canalização do Córrego da Galinha e a recomposição do Auxílio-alimentação dos servidores Municipais.

Raphael Rios:

O vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Raphael Rios, solicitou a limpeza nas estradas vicinais que dão acesso aos Distritos de São José da Antinha e de Argenita (final das avenidas Terêncio Pereira e Honório de Paiva Abreu) que estão sendo utilizadas para o descarte de lixo e entulho. Ele sugeriu também a instalação de câmeras de videomonitoramento nesses locais, para identificação dos cidadãos que fazem este descarte irregular e para que as devidas providências sejam tomadas.

O parlamentar destacou outros diferentes assuntos, como visita realizada ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA); sobre as tratativas para implantação do campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Araxá; comentou sobre CEMEI’S inaugurados recentemente; pagamento de incentivo e novos uniformes dos Agentes de Combates a Endemias.

Fernanda Castelha

A vereadora Fernanda Castelha encerrou o grande expediente citando o atraso no pagamento do benefício Aluguel Social; falando das mudanças no horário de atendimento no Ambulatório Municipal (AME) Unileste, assim como na Farmácia Municipal e sobre o também atraso nos repasses financeiros aos Hospitais da Santa Casa e Casa do Caminho.

Sempre preocupada com a causa animal, Fernanda também comentou sobre a falta de repasse de ração para o “Programa Amigos do Canil” e a urgência na realização de etapa de castração em Araxá.

A parlamentar também apresentou Moção de Congratulação e reconhecimento para homenagear Gian Felipe da Costa, “em reconhecimento à sua notável trajetória profissional e conquistas alcançadas”.

Ascom CMA

Comments are closed.

abril 2024
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Parceiros :

  • 01 – AMPARA
  • 02 – Quem compra em Araxá
  • 03 – CORNELIUS ACADEMIA
  • 04 – CENSO 2022
  • 99 – ANUNCIE
  • XX – Futebol Araxá

Direto ao Assunto

Cornelius anuncio horizontal