Vereadores comentam campanha SOS Rio Grande do Sul

maio 15, 2024
By

pelnário 3

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá foi realizada nesta terça-feira (14) e foi conduzida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Evaldo do Ferrocarril. O presidente da Mesa, vereador Bosco Júnior, e o vice-presidente, vereador Raphael Rios, justificaram as ausências, pois cumprem agenda em Brasília.

Durante a Sessão, os parlamentares lamentaram as inundações no Sul do país e prestaram solidariedade às vítimas da tragédia. Eles também destacaram a realização da campanha SOS Rio Grande do Sul, promovida pela Câmara Municipal de Araxá.

A iniciativa está arrecadando água potável, itens de higiene pessoal, roupas de cama e banho, que serão destinados à população atingida pelas chuvas no estado afetado. Os itens arrecadados estão sendo levados semanalmente para o Rio Grande do Sul. A população pode contribuir com esta ação deixando sua doação na Câmara Municipal de Araxá, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O grande expediente contou com a participação de seis oradores na tribuna. O vereador Wagner Cruz não fez uso da palavra pois também está viajando para participar de compromissos parlamentares em Brasília.

Os principais assuntos abordados pelos vereadores foram: Maristela Dutra solicitou a disponibilização e/ou custeio do transporte para os estudantes universitários da Associação de Estudantes de Araxá; Professora Leni Nobre realizou uma análise dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Araxá; Alexandre Irmãos Paula apresentou demandas de serviços urbanos e trânsito; Valtinho da Farmácia sugeriu melhorias na saúde voltadas principalmente para idosos e crianças; Pr. Moacir apresentou relatos de reuniões realizadas com o Prefeito e Secretários Municipais; e, por fim, Dr. Zidane homenageou a equipe da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Araxá (APAC).

Nenhum projeto foi apreciado durante a reunião.

Tribuna:

Maristela Dutra

A vereadora Maristela Dutra foi a primeira oradora da tarde. Ela fez questionamentos sobre os programas sociais de auxílio moradia e aluguel social. Ela também apresentou ofício pedindo diversos esclarecimentos à empresa concessionária de transporte público Vera Cruz Transporte e Turismo.

Diante de inúmeras divergências e dúvidas que chegaram a ela, a parlamentar pediu esclarecimentos e informações detalhadas acerca do novo sistema de estacionamento rotativo que será implementado em Araxá, além de solicitar a realização de estudo para viabilizar a implementação da sincronização semafórica progressiva ao longo da avenida Senador Montandon e o aumento do tempo de travessia do sinaleiro para pedestres.

 

Maristela também solicitou a disponibilização e/ou custeio do transporte para os estudantes universitários da Associação de Estudantes de Araxá e a realização de um Fórum Comunitário com o tema: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Professora Leni Nobre

A vereadora Professora Leni Nobre iniciou a tribuna fazendo um breve relato dos seus últimos compromissos ligados à vereança. Em seguida, comentou sobre a paralisação dos servidores do CEFET, enfatizando as reivindicações das demandas que datam desde 2015, ressaltando que tiveram uma recomposição de 9% em 2023, mas que a luta, além de reajuste de vencimentos, tem como pauta a reestruturação de carreiras, revogação de normas vigentes que prejudicam a educação e a recomposição do orçamento com reajuste imediato dos auxílios e bolsas para os estudantes.

Ainda falando sobre o tema educação, a vereadora apresentou gráficos e análises dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Araxá, concluindo que a cidade teve o maior investimento total e por aluno na educação no ano de 2021. Entretanto, ficou em quarto lugar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), considerando as cinco cidades apresentadas no gráfico.

A vereadora lembrou que o dia 13 de maio é o dia da abolição da escravatura e lamentou o racismo estrutural ainda existente no Brasil.

Alexandre Irmãos Paula

O vereador Alexandre Irmãos Paula apresentou demandas de trânsito e serviços urbanos. Após solicitação dos transeuntes, moradores e usuários das praças, que se preocupam com a segurança da cidade, ele solicitou a troca e reposição de todas as lâmpadas das praças que ainda não tenham lâmpadas de LED.

Devido ao aumento do volume de veículos e do número de acidentes, ele solicitou a realização de estudo técnico com a finalidade de verificar a possibilidade de implantação de elementos de sinalização e uma rampa elevada ou quebra-molas na rua Francisco Penello, no encontro com a avenida Dâmaso Drummond.

O parlamentar também pediu que seja providenciada a poda de árvores do pátio da Escola Municipal PIO XII, no bairro Santo Antônio e a pintura de sinalização de solo e faixa de pedestres na avenida Washington Barcelos, em frente à Feira Radialista Silmar Borges, no bairro Urciano Lemos.

Valtinho da Farmácia

O vereador Valtinho da Farmácia usou seu tempo regimental para sugerir melhorias para a saúde de Araxá. Ele pediu que seja avaliada a possibilidade de realocar os serviços de atendimento pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Casa do Caminho: “Acreditamos que essa medida poderia contribuir significativamente para o desafogamento da UPA e para a melhoria da agilidade nos atendimentos”, destacou o vereador.

Com a proximidade do inverno e o aumento significativo das doenças respiratórias, especialmente entre os idosos, ele solicitou que sejam adquiridos leitos de enfermaria para internação clínica na Santa Casa de Misericórdia de Araxá ou no Hospital Casa do Caminho.

Valtinho também pediu que seja reavaliada a necessidade e eficácia do estacionamento rotativo em torno do Terminal Rodoviário, propondo que seja realizada uma análise mais abrangente dos impactos dessa medida sobre a comunidade local. Ele também pediu podas de árvores na avenida Vereador João Sena.

Pastor Moacir

O vereador Pr. Moacir usou seu tempo regimental para trazer informações sobre a implantação do Estacionamento Rotativo em Araxá – Aplicativo Faixa Azul Digital. O sistema voltará a funcionar a partir do próximo dia 27 de maio, através do aplicativo digital. Serão disponibilizadas um total de 1.701 vagas na área central da cidade, com a cobrança do valor de R$ 2 por hora e tolerância de 10 minutos sem a necessidade de pagar pelo estacionamento.

O parlamentar também apresentou relatos de visitas que realizou ao Prefeito e Secretários Municipais, citando cobranças feitas e resultados de reivindicações que apresentou.

Pastor Moacir aproveitou para destacar o que julga ser o principal papel do parlamentar: “Acreditamos ser este o principal objetivo do trabalho do vereador nesta casa, ou seja, servir de ponte ligando a população, o cidadão comum, com a Administração Municipal, o prefeito e seus secretários, para promover a melhoria na qualidade de vida da comunidade em geral”.

Dr. Zidane

O vereador Dr. Zidane apresentou Moção de Congratulação e Reconhecimento em homenagem à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Araxá (APAC Araxá). A entidade sem fins lucrativos atua como forma alternativa ao modelo prisional tradicional, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados às penas privativas de liberdade, promovendo a humanização da pena de prisão e a valorização do ser humano, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de se recuperar.

Zidane criticou a obra do talude da avenida Hítalo Ross; comentou a ausência de Livraria local no Fliaraxá; pediu a manutenção da tela de cercamento do Parque do Cristo, na avenida Dâmaso Drummond; pediu mais iniciativas em prol da causa animal, incluindo melhorias no Canil Municipal e comentou sobre a necessidade de implantação de um hospital para atender exclusivamente o público infantil em Araxá.

Ascom CMA

Comments are closed.

maio 2024
S T Q Q S S D
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Parceiros :

  • 01 – AMPARA
  • 02 – Quem compra em Araxá
  • 03 – CORNELIUS ACADEMIA
  • 04 – CENSO 2022
  • 99 – ANUNCIE
  • XX – Futebol Araxá

Direto ao Assunto

Cornelius anuncio horizontal