CBMM apresenta protótipo do primeiro ônibus elétrico do mundo com bateria de nióbio

junho 19, 2024
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A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM, ao lado da empresa japonesa Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou em Araxá, o primeiro ônibus elétrico do mundo movido a bateria de íons de lítio com nióbio. Participaram do evento que aconteceu na CBMM, nesta quarta-feira (19), o governador Romeu Zema, o Ceo da CBMM, Ricardo Lima, o CEO da Volks, Antônio Roberto Cortes, diretores da Toshiba vindo do Japão especialmente para o lançamento, além do deputado Bosco e do prefeito Robson Magela.

A tecnologia permite recargas ultrarrápidas, diminuindo o tempo de carregamento de 8 horas para 10 minutos, além de não ter o risco de superaquecimento da bateria. Outro potencial apresentado pelas empresas é que a utilização desse novo modelo de bateria pode fazer com que sua vida útil seja até três vezes maior.

A parceria para a construção do protótipo do ônibus elétrico já ocorre há seis anos e envolve a CBMM, líder mundial na produção de nióbio, a japonesa Toshiba e a alemã Volkswagen que entrou no processo em 2021 com o desenvolvimento de veículos elétricos pesados.

O veículo ainda está em período de testes e os próximos passos incluem, em médio prazo, sua expansão para uma pequena frota, que será monitorada em tempo real.

O lançamento marcou o início dos primeiros testes em operação real de um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial. A grande vantagem desse tipo de tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, em que se pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos, maior segurança, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.

A CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a japonesa Toshiba, trabalharam por seis anos em cooperação para desenvolver a tecnologia de óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, conhecida como NTO. Na sequência, em 2021, o projeto expandiu com a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos na América Latina, o que permitiu a aplicação desta bateria inovadora em um ônibus elétrico através do desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento térmico, energético e carregamento ultrarrápido.

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM.

Toda essa tecnologia entra em validação e aperfeiçoamento com a aplicação na operação real da CBMM, em que o veículo vai rodar diariamente numa rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto. A operação fornecerá dados ​​tanto sobre as características da bateria NTO quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para futura comercialização.

“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW. Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30kWh. Entre as vantagens deste sistema, a estrutura do ânodo de NTO permite suportar a recarga ultrarrápida e possibilita uma operação em temperaturas mais amenas, o que aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema.

O período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, deve expandir para uma pequena frota destinada à essa validação. Nesta fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento e para assim alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia. Somente após essa fase, será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Com relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível no mercado em 2025.

 

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