Começa nova etapa do projeto Ecoarte
O atendimento a crianças e jovens de 4 a 17 anos, já inscritos, começou esta semana e vai até o dia 21 de fevereiro. O projeto oferece conteúdos diversificados, com aulas lúdicas e aplicação da linguagem das artes. A coordenadora de produção Rosana Loren, explica que a proposta é aproximar crianças e adolescentes do fazer artístico. “ A arte expande a consciência trazendo mais clareza e conforto para a vida. Ao trabalhar os dois lados de cérebro aumenta a capacidade de tomada de decisão, auxiliando no amadurecimento emocional.”
Já as aulas de arte circense tem como proposta a valorização da expressão corporal, respeitando os limites de cada um. “Queremos melhorar a coordenação motora, a flexibilidade, percepção do corpo e do espaço, além da interação social. Elementos que vão gerar bem estar e alegria para as crianças e jovens. Muitas vezes, o sentimento de felicidade é mais importante do que o movimento perfeito, ” comenta a professora Andreia Muniz.
A capoeira, patrimônio cultural brasileiro e da humanidade, que mistura esporte, dança, luta e música vem de encontro a faixa do etária do Ecoarte. O professor Gabriel Arcanjo destaca os benefícios da atividade: “ajuda na coordenação motora, aumenta a flexibilidade e o condicionamento físico. Trabalha a autoconfiança e por ser um esporte em grupo desenvolve o respeito ao próximo.
E por fim as oficinas de hip hop contam com introdução aos elementos e valores da cultura, com ênfase no graffiti como expressão artística. As técnicas de desenho e pintura vão incentivar à originalidade e criação de narrativas que reflitam as experiências e perspectivas dos alunos. Tudo num ambiente acolhedor, que estimular a autoconfiança e desenvolver habilidades técnicas e emocionais, permitindo que os alunos se manifestem, contem suas experiências por meio da arte.
Pensando nas pessoas com autismo e TDAH as aulas terão recursos visuais e ajustes no ritmo de cada um. E nenhum detalhe foi esquecido, nem nos intervalos. Para atender este público até a alimentação é inclusiva. Ana Claudia de Paiva, presidente da Associação dos Autistas de Araxá e estudante de nutrição preparou um cardápio diferenciado. “Tudo foi pensado com alimentos saudáveis e para atender todas as necessidades de forma equilibrada e nutritiva.”
Patrícia Moço coordenadora do projeto lembra que os resultados do projeto serão compartilhados. “Todo o resultado das oficinas será apresentado em uma mostra aberta ao público. Há uma sintonia entre professores e alunos, gerando amor, empatia e resultados que vão impactar positivamente a comunidade. “
PROJETO ECOARTE
É uma iniciativa ecopedagógica que defende uma forma de pensar no futuro, tendo o presente como ponto de partida. A proposta é promover uma mudança de mentalidade e comportamento em relação à qualidade de vida e ao meio ambiente, formando cidadãos conscientes e ativos por um mundo melhor.
A premissa da sustentabilidade é buscar o equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis em nosso planeta e a exploração deles. As séries de atividades do ECOARTE impactarão Araxá de forma inovadora contribuindo para um mundo onde haja entendimento sobre sustentabilidade e consciência ambiental e práticas de cuidado com o meio ambiente.
Se propõe ainda maior conscientização ambiental, redução da exclusão social e estigmas das crianças com autismo e deficientes, promovendo a igualdade e uma maior aceitação e compreensão por parte da comunidade, transformando vidas e nossa comunidade como um todo.
O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal com patrocínios da CBMM, Bem Brasil e Zema, com promoção do Espaço Ecosense.