Vereadores solicitam melhorias para a Educação e Saúde
Como acontece todas as terças-feiras, a Câmara Municipal de Araxá realizou mais uma reunião ordinária nesta terça-feira (18). Respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, usaram a tribuna os vereadores: Chicão Jesus Te Ama, Jairinho Borges, Professor Jales, Alexandre Irmãos Paula, Roberto do Sindicato, Garrado e Fernanda Castelha.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Raphael Rios, iniciou a Reunião Ordinária destacando mais um registro de ocorrência envolvendo uma criança na saída de escolas em Araxá. O último registro, ocorrido na quinta-feira (13) envolveu uma criança de quatro anos de idade após a saída do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Terezinha Côrtes.
Raphael destacou toda a assistência que foi prestada pela equipe da escola e da Secretaria Municipal de Educação e reforçou a importância da aplicação Lei Nº 8.258 de 21 de agosto de 2024 que criou o Plano Municipal de Prevenção de Mortes e Lesões no Trânsito. “O entorno escolar para mim tem que ser sagrado. Estamos falando de crianças e adolescentes em formação, vulneráveis e imprevisíveis, é um segundo para acontecer algo. Reforço que não estou apontando culpados, estou colocando o nosso trabalho à disposição”, ressalta.
Projetos Aprovados
Durante a ordem do dia, os parlamentares aprovaram três (03) Projetos de Lei, todos de autoria do Executivo. Uma das matérias aprovadas foi um Termo de Fomento com a Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá – AMPARA, com o objetivo de conceder-lhe uma contribuição no valor de R$ 28.548,00 (vinte e oito mil quinhentos e quarenta e oito reais) para apoiar a realização do evento “7ª Queima do Alho de Araxá-2025”.
Também foi aprovada uma autorização para abertura de crédito especial de até R$ 2.085.000,00 (dois milhões e oitenta e cinco mil reais) no orçamento vigente do Fundo Municipal de Saúde, visando à construção da sede do Centro de Atendimento Psicossocial-AD.
Além disso, os vereadores aprovaram uma matéria que altera o zoneamento de uma área municipal. A modificação proposta visa adequar como área de Distrito Industrial o território destinado à expansão da área industrial da McCain do Brasil Alimentos Ltda., cuja instalação em Araxá ocorreu com incentivo municipal por meio da aprovação da Lei Municipal nº 7.424/2019.
Confira a lista com a numeração e o caput das matérias aprovadas.
• Projeto de Lei 21/2025: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação de Amparo às Pessoas com Câncer de Araxá – AMPARA. Autor: Executivo;
• Projeto de Lei 32/2025: Altera o zoneamento de área municipal e dá outras providências. Autor: Executivo;
• Projeto de Lei 39/2025: Autoriza a abertura de crédito especial e dá outras providências. Autor: Executivo.










