Câmara de Araxá aprova medidas para transparência na saúde
A 17ª Reunião Ordinária do ano de 2025 da Câmara Municipal de Araxá foi realizada na tarde desta terça-feira (20). A sessão foi marcada pela aprovação de cinco (5) projetos de lei e pela presença de um grande público no Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto.
Durante o Grande Expediente, respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, sete vereadores (as) usaram a tribuna: João Veras, João Paulo da Filomena, Marciony Sucesso, Maristela Dutra, Kaká da Mercearia, Rodrigo do Comercial Aeroporto e Investigador Rodrigo.
Os parlamentares apresentaram diversas solicitações voltadas à saúde, infraestrutura, cultura, segurança e inclusão social. João Veras destacou conquistas na saúde e lazer e propôs programa para instalação de internet gratuita em alguns pontos da cidade. João Paulo da Filomena defendeu a cultura popular e apresentou propostas voltadas à juventude e segurança. Marciony Sucesso focou em mudanças no trânsito, limpeza de praças e reforma de ponte rural. Maristela Dutra cobrou valorização de profissionais da saúde, reconheceu atletas e propôs a realização de um Fórum Comunitário. Kaká da Mercearia reivindicou extensão da rede elétrica, instalação de telefones em escolas e melhorias em espaços públicos. Rodrigo do Comercial Aeroporto pediu ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reabertura do teatro municipal e melhorias na farmácia municipal. Já Investigador Rodrigo sugeriu ações educativas contra queimadas, homenageou policiais e solicitou ajustes na política de passagens para migrantes.
Projetos Aprovados:
Durante a ordem do dia foram aprovados projetos de lei voltados à transparência, saúde, educação inclusiva e assistência social. Confira a lista completa dos projetos aprovados.
Projeto de Lei: 46/2025: Dispõe sobre a divulgação de informações sobre os atendimentos, programas e ações da Rede Municipal de Saúde de Araxá/MG. Autor: Vereador Kaká da Mercearia.
Projeto de Lei 79/2025: Dispõe sobre a oferta de leito hospitalar privativo para mães de natimorto e mães do óbito fetal e o acompanhamento psicológico no município de Araxá. Autor: Vereadora Maristela Dutra.
Projeto de Lei 80/2025: Modifica a redação do art. 2º da Lei Municipal nº 8.259/2024 e modifica o §2º do art. 3§ da Lei Municipal nº 8.259/2024. Autor: Vereador Raphael Rios.
Projeto de Lei 81/2025: Garante às crianças com transtorno do neurodesenvolvimento ou restrições alimentares, o direito de levar alimentação própria à escola pública ou privada em que estejam matriculadas no município de Araxá, e dá outras providências. Autor: Vereador Raphael Rios.
Projeto de Lei 87/2025: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense -FAMA. Autor: Executivo.
Ascom CMA










