Cidadania, segurança, saúde e transparência marcam reunião da Câmara
A 19ª Reunião Ordinária do ano de 2025 da Câmara Municipal de Araxá foi realizada na tarde desta terça-feira (03). Durante o Grande Expediente, respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, seis vereadores usaram a tribuna: Investigador Rodrigo, João Veras, João Paulo da Filomena, Marciony Sucesso, Kaká da Mercearia e Rodrigo do Comercial Aeroporto.
Os parlamentares apresentaram uma série de propostas voltadas à promoção da cidadania, segurança, infraestrutura e transparência pública. O vereador Investigador Rodrigo destacou projetos como o “Impacto Consciente”, que prevê multas pelo uso de drogas em locais públicos. João Veras propôs licença parental igualitária para casais homoafetivos no Serviço Público Municipal e homenageou a Polícia Militar.
João Paulo da Filomena abordou questões culturais, ambientais e de saúde, cobrando ações e apresentando sugestões para o meio ambiente. Marciony Sucesso focou em infraestrutura, saúde e segurança, incluindo a criação de um centro de reabilitação fisioterapêutica e um programa de primeiros socorros em creches. Já Kaká da Mercearia fez indicações para melhorias no aeroporto, em unidades de saúde e no transporte público. Por fim, Rodrigo do Comercial Aeroporto cobrou mais transparência nos contratos do Executivo, melhorias em unidades de saúde e a continuidade do Programa Fosfogesso, voltado ao apoio do setor rural.
Projetos Aprovados:
Durante a Ordem do Dia, foram aprovados dois (2) projetos de lei, ambos de autoria do Executivo.
O Projeto de Lei 98/2025 autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP. Segundo o documento encaminhado pelo Executivo, o apoio ao conselho é compatível com o interesse público, tendo em vista a execução de um projeto da entidade que visa assegurar a continuidade das ações em prol dos órgãos de defesa civil, social e de segurança pública no município. A iniciativa prevê a concessão de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), destinados ao projeto de reestruturação do 37º Batalhão de Polícia Militar de Araxá.
O Projeto de Lei 106/2025 também foi aprovado. Ele altera dispositivos da Lei Municipal nº 8.378, de 23 de maio de 2025, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense – FAMA. A matéria autoriza a abertura de crédito especial no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a criação do convênio com a FAMA.










