Escolas Estaduais de Araxá poderão implantar o modelo cívico-militar
O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria Estadual de Educação, realizou a pré-seleção de algumas escolas estaduais para participar de um projeto que visa implementar o modelo cívico-militar. Em Araxá um total de seis escolas estaduais foram pré-selecionadas: Escola Estadual Dom José Gaspar, Escola Estadual Maria de Magalhães, Escola Estadual Padre Anacleto, Escola Estadual Armando Santos, Escola Estadual Polivalente e Escola Estadual Rotary.
O projeto, que já conta com a participação de nove escolas mineiras, envolve uma gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é promover um ambiente escolar mais seguro e organizado, integrando valores cívicos e disciplinares ao projeto pedagógico.
Cada escola vai realizar uma assembleia com a participação de pais, responsáveis e demais membros da comunidade escolar para manifestação oficial de interesse. A decisão será tomada de forma democrática, respeitando a autonomia de cada unidade.
O Governo de Minas ressalta que nenhuma escola será obrigada a aderir ao programa e que todo o processo será conduzido com transparência e escuta ativa, seguindo os princípios democráticos da política educacional do Estado.
Em Araxá a Escola Estadual Dom José Gaspar foi a primeira a realizar a assembleia para discutir a implantação do modelo cívico-militar na escola. A grande maioria da comunidade escolar do Dom José Gaspar que participou da reunião na noite desta terça-feira (8) votou a favor da mudança e aprovou a instalação do modelo cívico-militar.
As demais escolas da cidade realizarão a assembleia para consulta a comunidade escolar nas seguintes datas:
- Escola Estadual Maria de Magalhães – Quarta-feira, 9 de julho às 17h40;
- Escola Estadual Padre Anacleto – Segunda-feira, 14 de julho às 17h30;
- Escola Estadual Armando Santos – Terça-feira, 15 de julho às 18h00;
- Escola Estadual Polivalente – Quinta-feira, 17 de julho às 18h00;
- Escola Rotary: a definir










