Projeto Gerações Literárias revela jovem escritora em Araxá
O Gerações Literárias, no segundo ano, abre as portas da literatura para mais uma jovem autora. Desta vez, é Manoelita Chagas de 24 anos, que foi selecionada por edital da Editora Gestalt. A seleção foi feita por uma curadoria especializada, composta pelos premiados poetas Rafael Nolli e Lisa Alves, que avaliaram os textos às cegas, garantindo a imparcialidade e priorizando a qualidade literária.
A jovem Manoelita Chagas, é uma jornalista apaixonada por literatura e que gosta muito de ler. Manu, como é carinhosamente chamada, tem uma poesia lírica, onde afloram as emoções e os sentimentos. Seu livro Sobre Tudo Que Eu Sinto – Ou Quase Tudo, reflete isso e revela a proposta da sua poesia. “Desejo que este livro seja um gesto de amor à cultura — que é de todos, para todos- e precisa continuar viva do nosso jeito: com verdade, beleza e voz”, declara Manu.
Para o escritor Luiz Humberto França, da Editora Gestalt e coordenador do projeto, o novo livro é uma contribuição para a diversidade de vozes e estilos, enriquecendo assim a literatura e a cultural local. “Neste ano, mantivemos a poesia por entender que o gênero continua com forte apelo entre os jovens. Será o terceiro autor que lançamos que começa a trilhar sua carreira literária, que acreditamos ser bastante promissora”, comenta França.
A capa do livro, seguindo a tradição, é da artista plástica araxaense Carla Senna. A obra denominada Ao Vento, expressa o ponto de vista da artista “A vida necessita de calma, mas ao mesmo tempo de movimento. Temos que experimentar coisas novas, deixar a vida fluir com as melhores e mais positivas energias. É ir ao encontro de si mesmo com a coragem de seguir o vento naquilo que a vida se apresenta.”
Sobre o projeto
O Projeto Gerações Literárias é uma iniciativa cultural anual da Editora Gestalt que visa promover a literatura local por meio da produção de uma coleção de obras distintas. Com o compromisso de fomentar a leitura e a escrita, destaca-se por oferecer oportunidades a novos escritores, proporcionando recursos financeiros e estrutura de publicação.
Para democratizar o acesso e incentivar novos jovens, o livro terá distribuição gratuita, sendo compartilhado nas escolas, bibliotecas, universidades e entidades ligadas à cultura. Uma forma de envolver a comunidade, tornar a literatura acessível, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento. Tudo com a inclusão de elementos de acessibilidade, como descrição em áudio, livreto em braile e uma estratégia de comunicação abrangente.
O Projeto Cultural Gerações Literárias é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Tem patrocinio da Bem Brasil, com apoio cultural do Gabarito, Cultura Inglesa, Prefeitura de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto.











