Projeto Cientistas do Cerrado encerra atividades de 2022

novembro 1, 2022
By

CientistasdoCerrado_behance24 (1)

Entre os dias 7 e 11 de novembro, alunos do 4º ano do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino de Araxá irão participar do evento de encerramento das atividades anuais do projeto Cientistas do Cerrado, que integra o Programa de Educação Ambiental da CBMM. O evento, para cerca de 1.700 alunos, acontecerá no SEST SENAT e contará com a apresentação da peça teatral Perigo, Amigo! Prevenção é a Solução, da companhia de teatro Reticências Produções Artísticas, sobre prevenção de riscos.

Durante o ano de 2022, o projeto contou com parcerias como a Secretaria Municipal de Educação de Araxá, Superintendência Regional de Ensino de Uberaba/Polo Araxá, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Além da apresentação teatral, as crianças poderão conhecer um pouco mais os Mascotes da CBMM – Kika, Eva e Manduca, personagens embaixadores do Programa de Educação Ambiental da companhia. “O objetivo da CBMM com o Programa de Educação Ambiental, que é voltado para as crianças da rede escolar de Araxá e colaboradores da empresa, é apoiar a transformação da sociedade e gerar resultados positivos para a comunidade local”, comenta Aloísio Leandro da Silva, analista de Meio Ambiente da CBMM.

“O Projeto Cientistas do Cerrado, parceria entre a CBMM e a Secretaria Municipal de Educação, é uma estratégia pedagógica de valor imenso para as escolas e para a vida de cada aluno que dele participa. Ele promove não só o conhecimento ambiental, mas também o reconhecimento da territorialidade, ao possibilitar que os alunos entendam a constituição do bioma Cerrado, seu valor para a nossa região e o que devemos fazer para preservá-lo. Além disso, o trabalho abre novas janelas, para que se desbrave temas muito importantes para a vida do cidadão araxaense, como: nossa história, cultura local, nossas águas, fauna e flora, entre outros aspectos muito importantes para a formação dos nossos alunos e do futuro cidadão araxaense”, comenta Zulma Moreira, secretária municipal de Educação de Araxá.

Programa Ambiental da CBMM

Há mais de três décadas, a CBMM possui projetos voltados à preservação da biodiversidade do Cerrado. A empresa possui um Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) que está localizado em sua sede na cidade de Araxá (MG). O centro atua na preservação da fauna e flora do Cerrado, e é referência em cuidados especiais com lobos-guará, totalizando mais de 65 indivíduos nascidos no criadouro, desde os anos de 1990, e outros animais ameaçados de extinção. A CBMM também é uma das primeiras empresas do seu segmento a receber a certificação ISO 14001 – norma internacional que valoriza e premia as ações de cuidado para a preservação do meio ambiente. Em 1986, quando ainda se falava muito pouco de preservação ambiental, a companhia fundou o seu Criadouro Científico iniciando um importante legado na conservação do meio ambiente. O Programa de Educação Ambiental da CBMM conta com importantes iniciativas, como os projetos

Cientistas do Cerrado, voltado para crianças da rede escolar de Araxá, e o De Olho no Futuro, direcionado aos colaboradores da companhia. O objetivo do programa é apoiar no fortalecimento da cultura de sustentabilidade. Para ajudar nesta missão, a empresa conta com três mascotes que são os mensageiros das ações sustentáveis, de educação ambiental e culturais da CBMM. A loba Kika, a anta Eva e o tamanduá Manduca são um resgate e uma homenagem ao personagem Lobo Kiko, famoso nas gerações dos anos 80 e 90 e que deu origem ao Programa de Educação Ambiental na cidade. O Lobo Kiko foi o protagonista do Programa de Educação Ambiental nas escolas de Araxá por algumas décadas. O Cientistas do Cerrado tem como objetivo difundir entre os alunos a importância das espécies do cerrado. “As aventuras do Lobo Kiko” é um dos livros de educação ambiental em que o saudoso lobinho foi apresentado. Na obra, ele faz várias expedições pelo Cerrado. Algumas ilustrações do livro podem ser conferidas nas redes sociais da CBMM.

Daniel Rosa, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil reforça a importância da prevenção de riscos. “A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) se sente honrada em fazer parte dessa parceria com a CBMM e ter participado deste projeto tão importante que é o Cientistas do Cerrado, no decorrer deste ano. Os acidentes e as violências são ameaças para a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, gerando risco à vida e sequelas físicas e emocionais que podem permanecer pelo resto da vida. A exposição aos fatores de risco afeta negativamente o seu desenvolvimento, trazendo problemas principalmente de comportamento. Deste modo, o suporte social e um autoconceito positivo podem servir de proteção e favorecer o desenvolvimento humano. Sendo assim, desenvolver ações na prevenção de riscos é responsabilidade de qualquer área profissional.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

dezembro 2024
S T Q Q S S D
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Parceiros :

  • 01 – AMPARA
  • 02 – Quem compra em Araxá
  • 03 – CORNELIUS ACADEMIA
  • 99 – ANUNCIE
  • XX – Futebol Araxá

Direto ao Assunto

Cornelius anuncio horizontal