Fliaraxá 2018 começa hoje
O Festival Literário de Araxá – Fliaraxá 2018 terão início nesta quarta-feira, 27. As atividades começam às 11h, com a abertura da livraria e da área de gastronomia ao som do DJ Zubreu. Serão 2.425m² de cobertura externa com a maior livraria de todos os festivais brasileiros, com 830 metros quadrados. Às 15h teremos a transmissão do jogo entre Brasil e Sérvia, no grande telão montado no local. Logo após a partida, o grupo Samba Quente assume o palco.
A abertura oficial está marcada para as 18h. Será o momento das homenagens a Leila Ferreira e a João Rios Montandon. O músico Tiago Martins e Tom Lima farão participação especial na atração que será na área externa. Haverá, ainda, a apresentação da Orquestra Mirim de Contagem. Em seguida teremos a mesa dos patronos. Heloísa Starling, Wander Melo Miranda e Ricardo Ramos Filho vão falar sobre Guimarães Rosa e Graciliano Ramos.
A partir das 19h30, Lula Ribeiro faz show. A prosa Roseana continua em destaque na participação do ator Cacá Carvalho. Ele vai ler o texto Pormenor de Ausência, de Lívia Baião sobre a literatura do autor de Grande Sertão Veredas.
A mesa ‘O inferno somos nós: do ódio à cultura de paz’, com Monja Coen vai encerrar a primeira noite de atividades literárias a partir das 20h30. Ela que é a primeira mulher e primeira monja de ascendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil lançou recentemente O sofrimento é opcional (2017).
O encerramento da noite será com Thiago Delegado. Em maio deste ano lançou o disco Sambetes e é reconhecido como um dos grandes nomes da cena instrumental e contemporânea de Minas Gerais.
A entrada para o Fliaraxá é gratuita. Os convites podem ser retirados no site do evento. O credenciamento não garante o lugar. A recomendação dos organizadores é para chegar antes e se dirigir para a sala para formar fila de entrada e garantir o assento.