Câmeras de videomonitoramento ajudam na prestação de serviços de utilidade pública
O sistema de videomonitoramento de Araxá vem auxiliando a população também com serviços de utilidade pública. Na semana passada, uma pessoa perdeu R$ 450 em dinheiro ao descer do carro. Um ato de honestidade aliado à tecnologia possibilitou a devolução do mesmo à proprietária.
A jovem Carolina Dias, 26 anos, moradora do bairro Urciano Lemos, ligou para a central de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania dizendo que tinha encontrado o dinheiro em uma calçada no cruzamento da av. Senador Montandon com rua Belo Horizonte e que queria devolvê-lo. Verificou com os operadores a possibilidade de identificar a pessoa que tinha perdido a referida quantia.
Através das câmeras de videomonitoramento foi feito o rastreamento das imagens instaladas próximas a uma casa lotérica e constatou-se que uma senhora ao sair do veículo deixou cair o dinheiro na calçada. Nas imagens ela aparece chegando à loteria e ao tentar efetuar um pagamento percebeu que tinha perdido o valor. Em seguida retornou ao local para procurar o dinheiro.
Com as imagens recuperadas, a central de videomonitoramento conseguiu identificar a placa do veículo que era ocupado por uma senhora. A partir daí foi possível identificá-la. Márcia Maria Aparecido, 48 anos, residente no bairro Novo Santo Antônio, estava angustiada em função do prejuízo financeiro, lamentando a perda do valor que seria utilizado para o pagamento de contas da empresa onde trabalha. A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania promoveu o encontro das duas mulheres e assim foi possível a devolução do dinheiro. Ela agradeceu a jovem pelo exemplo de honestidade e também à equipe que opera a central de videomonitoramento pela eficiência e agilidade. “Foi tudo muito rápido, além de ter sido bem atendida por todos,” observa Márcia.
O Secretário Élvio Bertoni, destaca o princípio de cidadania e honestidade demonstrados na ação. “É um exemplo a ser seguido, uma atitude digna de elogios e reconhecimento público. A iniciativa de devolver R$ 450 comprova o caráter do povo araxaense. Temos outras situações em que o videomonitoramento teve este aspecto social como pessoas que perdem documentos, localização de pessoas e identificação de motoristas que provocaram acidentes de trânsito envolvendo veículos estacionados”, conta Bertoni.