Desfile de 7 de setembro reúne centenas de pessoas em Araxá
A Independência do Brasil foi comemorada em Araxá com o Desfile de 7 de Setembro. Escolas, entidades, instituições, clubes de serviços, Polícia Militar e Tiro de Guerra prestigiaram o evento cívico que teve a participação de cerca de 5 mil pessoas na avenida Getúlio Vargas.
O prefeito Aracely declarou que a Administração Municipal manteve a realização do desfile porque é preciso avivar o patriotismo. “Diversas cidades não estão comemoraram a Semana da Pátria e nós fizemos questão absoluta de comemorar. Estamos dando a nossa contribuição para que de uma forma ou de outra a gente relembre os nossos compromissos com o futuro do Brasil. Prestamos homenagem à pátria brasileira, reiterando a fé nos homens e na liberdade que deve imperar entre nós”.
A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, destaca que o desfile é uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos pátrios. “Aproveitamos para incentivar as famílias a fazerem uma reflexão sobre a importância da formação cidadã para que as pessoas saibam votar, escolher os seus representantes e modificar a realidade que vivem, isso é muito bom”.
Daniel Alves é mecânico, tem cinco filhos e comenta que levou a família para assistir ao desfile para fortalecer o patriotismo. “É importante trazer os filhos porque a criança, o jovem, tem que aprender desde cedo a participar desse evento que representa a nossa independência. É uma forma de prestigiar a nossa cidade e o nosso país”.
A Polícia Militar abriu o evento com o desfile de militares e a presença de alguns veículos da frota. O 7 de Setembro em Araxá foi encerrado pelo Tiro de Guerra. O subtenente Denner Lúcio dos Santos Rodrigues, chefe de Instrução do TG 04-001, reforça a relevância da data para o Tiro de Guerra. “É muito importante esta representação de cidadania e de patriotismo. O 7 de Setembro é um dia muito festivo para o militar”.
A adolescente Sofia Cooly Martins, tem 14 anos, cursa o 9º ano na Escola Aziz J. Chaer e conta que gostou de desfilar. “É uma sensação muito gostosa, poder honrar a nossa pátria e ainda participar da fanfarra da escola tocando um instrumento que eu gosto que é a caixa, é muito bom”.