Câmara Municipal aprova projetos voltados à segurança, solidariedade e valorização cultural
A Câmara Municipal de Araxá realizou na tarde desta terça-feira (21), a 37ª Reunião Ordinária da Legislatura. Respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, seis vereadores usaram a tribuna: Kaká da Mercearia, Rodrigo do Comercial Aeroporto, Investigador Rodrigo, João Veras, Marciony Sucesso e Maristela Dutra.
Durante a reunião, os vereadores apresentaram diversas propostas voltadas à melhoria da infraestrutura, à transparência na gestão pública e ao bem-estar da população. O vereador Kaká da Mercearia destacou pedidos por intervenções em vias e pontos de ônibus, além de um projeto que cria protocolos de segurança nas escolas municipais. Já Rodrigo do Comercial Aeroporto focou na área da saúde, cobrando esclarecimentos sobre atendimentos especializados e defendendo mais transparência.
O Investigador Rodrigo apresentou o projeto “Mãos Justas: Repara Araxá”, e destacou avanços em educação e segurança pública. O vereador João Veras criticou o sigilo sobre documentos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), além de solicitar melhorias em saúde, mobilidade e segurança urbana. Já Marciony Sucesso propôs ações que unem esporte, lazer e empreendedorismo, como a Feira Empreendedora 60+ e o Dia Municipal do Atletismo. Por fim, a vereadora Maristela Dutra apresentou projeto voltado à saúde das mulheres no climatério e na menopausa, cobrou transparência em convênios municipais e solicitou apoio às cooperativas de reciclagem.
Projetos aprovados:
Durante a ordem do dia, os vereadores aprovaram 5 projetos de lei que reforçam a segurança, valorizam ações sociais e culturais e prestam homenagens a cidadãos locais. Entre eles, o Projeto de Lei 178/2025, de autoria do vereador Investigador Rodrigo, cria o Programa Parada Segura, que garante mais proteção a mulheres, idosos e pessoas com deficiência ao permitir o desembarque fora dos pontos convencionais do transporte coletivo. O Projeto de Lei 206/2025, de autoria do vereador Rodrigo do Comercial Aeroporto e aprovado com emendas, institui o Programa “Troco Solidário”, incentivando doações voluntárias para apoiar entidades sociais do município.
Já o Projeto de Lei 209/2025, de autoria do vereador Raphael Rios, inclui a ExpoQueijo Brasil no calendário oficial de eventos de Araxá, reconhecendo sua importância turística e econômica. Também foram aprovados projetos de denominação de vias públicas de autoria dos vereadores Marciony Sucesso e Raphael Rios, homenageando personalidades que contribuíram com a história da cidade.
Confira a lista completa dos projetos aprovados:
Projeto de Lei 178/2025: Dispõe sobre a criação do Programa Parada Segura no transporte coletivo urbano de passageiros no Município de Araxá e dá outras providências. Autor: Vereador Investigador Rodrigo.
Projeto de Lei 201/2025: Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências, Rua José Malvina, a atual Rua Q do Loteamento Residencial Las Brisas II. Autor: Vereador Marciony Sucesso.
Projeto de Lei 206/2025 (com emendas): Dispõe sobre a criação do PROGRAMA “TROCO SOLIDÁRIO” no Município de Araxá. Autor: Vereador Rodrigo Comercial Aeroporto
Projeto de lei 209/2025: Inclui o “EXPOQUEIJO BRASIL”, no calendário de Eventos Oficiais do Município e dá outras providências. Autor: Vereador Raphael Rios
Projeto de Lei 221/2025: Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências, Rua Guilhermina de Almeida, a atual Rua 14 do Loteamento Residencial Monte Carlos III. Autor: Vereador Raphael Rios.










