Equoterapia volta a funcionar em Araxá com 100 vagas gratuitas
A Associação de Equoterapia Prosseguir de Araxá volta as suas atividades depois de mais de quatro anos. As inscrições estão abertas para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos. Há um total de 100 vagas disponíveis para tratamento gratuito.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como um agente facilitador para ganhos motores, psicológicos, educacionais e sociais. A atividade é regulamentada como método de reabilitação de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais pela lei 13.830 de 2019.
O tratamento é indicado para patologias como paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, TDAH, depressão, distrofias musculares, entre outras. Em Araxá o trabalho é realizado com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, fisioterapeuta-equitador, fonoaudiólogo, psicopedagoga, equitador e assistente social.
A fisioterapeuta Rossina Mara da Costa, conta que a Associação de Equoterapia Prosseguir funcionou por 8 anos em um espaço da Hípica Araxá e encerrou suas atividades em 2016. “A Comitiva 100% Rural, grupo de voluntários, mobilizou toda a sociedade e através de doações e eventos construiu a sede própria que passa agora a funcionar na rua Maria Benedita de Jesus, 500, bairro Solares, onde estão sendo feitas as inscrições, no horário das 7h30 às 11h ”, afirma Rossina.
O Coordenador, Ricardo Ramos Honório, explica que o projeto de equoterapia de Araxá foi aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente que irá repassar verbas para a manutenção dos tratamentos disponibilizados pela associação. “Os interessados devem comparecer em nosso endereço, até 15 de fevereiro ou enquanto houver vagas, inicialmente levando apenas o encaminhamento médico do paciente”, conclui Ricardo.