Estabelecimentos comerciais são interditados em Araxá devido a Covid-19
Uma lanchonete e um bar foram interditados pela Vigilância Sanitária em Araxá nesta quinta-feira, 4. Nos dois casos houve a participação efetiva da comunidade através de denúncias.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Magaly dos Santos, explica que o casal de proprietários da lanchonete estava trabalhando de forma irregular. Um atendia o público no local mesmo tendo testado positivo para Covid-19 e o outro estava na lanchonete sem máscara. O bar por sua vez funcionava fora do horário estabelecido pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. A interdição tem o prazo de 15 dias.
Segundo Magaly, o setor de epidemiologia da Prefeitura tem todas as notificações e resultados dos exames realizados no município. Ela revela que todas as pessoas que fazem o exame assinam um termo de isolamento. O cidadão que desrespeita o isolamento comete um crime contra a saúde pública.
A Prefeitura de Araxá informa que mais de 180 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados e apenas estes dois foram interditados por descumprimento de protocolos contra a Covid-19 até o momento. A Administração Municipal intensificou nesta semana as ações para evitar aglomerações e assegurar o cumprimento das medidas de segurança para o combate à proliferação do coronavírus. Os proprietários estão sendo notificados e orientados pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde contam com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar em algumas operações. Bares e restaurantes devem receber uma nova visita dos fiscais neste fim de semana.
Magaly afirma que a Vigilância Sanitária vai realizar a interdição de estabelecimentos que não cumprirem o protocolo. “O prefeito Robson Magela orientou a intensificar essa fiscalização em todo o comércio. Estamos em fase final do processo seletivo para contratação de mais agentes e vamos realizar essas visitas periodicamente. Para conseguir reduzir a transmissão do vírus, uma das medidas adotadas é esse trabalho junto ao comércio”, conclui ela.