Fim do Horário de Verão
O Horário Brasileiro de Verão termina neste fim de semana. Em vigor desde outubro do ano passado, os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite entre este sábado, 17 e o domingo, 18.
O Horário de Verão será menor em 2018/2019. A pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período em que se adianta o horário em uma hora só voltará em 4 de novembro, uma semana após as eleições presidenciais. Anteriormente, o Horário de Verão começava na segunda semana de outubro.
Além de Minas Gerais, outros nove Estados e o Distrito Federal participaram o Horário de Verão neste ano. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
O objetivo do Horário de Verão é distribuir melhor o consumo de energia, reduzindo custos operacionais. Isso ocorre em razão da maior incidência de luz natural no período. Com mais tempo de claridade, o acionamento de iluminação elétrica e também de outros aparelhos, como chuveiros, é postergado, diminuindo o pico de demanda no sistema elétrico do país.