Fórum Comunitário debate enfrentamento à violência doméstica

abril 23, 2021
By

Forum Pr.

A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (22), o Fórum Comunitário sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica em Araxá e sua atuação para garantia dos direitos das mulheres. A sessão, solicitada pela vereadora Maristela Dutra (Patriota), foi realizada sem a presença do público externo e transmitida pelo canal da Câmara no YouTube (youtube.com/camaramunicipaldearaxa). A população pôde enviar perguntas e sugestões pelo WhatsApp.

Participaram do Fórum, o promotor de Justiça, Dr. Fábio Valera; a secretária de Ação e Promoção Social, Cristiane Gonçalves Pereira; o secretário de Segurança Urbana; Major Eurípedes Lemos; e representando a Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Ribeiro Junior.

O Comandante do 37º Batalhão da PM, Tenente Coronel Ademir Fagundes; a Patrulha Doméstica da PM de Araxá, composta pelos policiais: Tenente Caroline Marley, Cabo André Fernandes Brito da Rocha, a Soldado Nayara Ferreira.

Representando a Delegada Paula Lobo Rios, responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher; a policial civil, Agna Esteves. A enfermeira do Centro de Atendimento à Mulher; Renata Lima; e Maria Cecília Lemos, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

A vereadora Maristela falou sobre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, que diz respeito à atuação articulada entre as instituições e serviços governamentais, não governamentais e a comunidade: “Ela tem por objetivos efetivar os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no combate, prevenção, assistência e garantia de direitos e dar conta da complexidade do fenômeno da violência contra elas”, explicou.

O presidente da Casa da Cidadania, vereador Raphael Rios, destacou a importância do trabalho em rede envolvendo as Polícias Militar, Civil, e os representantes locais dos três poderes. “É importante trazer esse assunto também para a Câmara Municipal porque muitas vezes os vereadores, como representantes do povo, são procurados por mulheres que passam pelo problema”, afirmou.

Ao fim do Fórum, Maristela Dutra cumprimentou os participantes e afirmou que os parlamentares continuarão apresentando proposições de apoio à causa.

Projetos de lei de combate à violência contra a mulher, de autoria da vereadora, já foram aprovados pela Casa nesta legislatura: um que institui o mês “Agosto Lilás” no município, dedicado à realização de ações em combate à violência contra mulher; e outro que institui Programa de Incentivo à Contratação de Mulheres em situação de violência doméstica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

abril 2024
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Parceiros :

  • 01 – AMPARA
  • 02 – Quem compra em Araxá
  • 03 – CORNELIUS ACADEMIA
  • 04 – CENSO 2022
  • 99 – ANUNCIE
  • XX – Futebol Araxá

Direto ao Assunto

Cornelius anuncio horizontal