Polícia Militar realiza operação “Fecha Região”
A 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais – 5ª RPM foi criada e instalada em 22 de maio de 1986 e completou, neste sábado (22), 35 anos, tendo como área de responsabilidade a Região Sul do Triângulo Mineiro. Hoje, os homens e mulheres da 5ª RPM, com suas ações diárias, levam proteção e socorro a uma população estimada em 872 mil habitantes nos 30 municípios e 04 distritos sob sua responsabilidade.
Neste contexto, foi realizada uma grande Operação Fecha Região em todos os 30 municípios pertencentes a 5ª RPM, dentre eles, os 12 municípios da área de abrangência do 37º Batalhão de Polícia Militar (Araxá, Tapira, Sacramento, Perdizes, Nova Ponte, Ibiá, Conquista, Pratinha, Pedrinópolis, Campos Altos, Santa Juliana e Santa Rosa da Serra).
A Operação teve duração de 24 horas e contou com o efetivo operacional e administrativo da Unidade, além do apoio do helicóptero Pégasus de Uberlândia/MG. Visando combater sistematicamente a prática de infrações penais e garantir a ordem e segurança, ao longo do dia foram implementadas as seguintes operações policiais em toda área do 37º BPM: blitz de trânsito, cumprimento de mandados de busca e apreensão, cumprimento de mandados de prisão, batidas policiais, operação em zona rural, entre outras, de acordo com a particularidade de cada município.
Ainda, como parte da Operação, os militares da Seção de Assistência à Saúde – SAS do 37º BPM executaram uma ação junto à Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA) em Araxá. Na oportunidade, tiveram um encontro com a diretora técnica da UPA, sendo revisados os protocolos de atendimento aos pacientes com diagnóstico e/ou suspeita da Covid-19, bem como aos atendimentos gerais de urgência e emergência. Tal ação foi importante para estreitar laços de cooperação mútua. Como forma de valorização da família policial militar, foi realizada ainda pela equipe da SAS uma visita à recém viúva de um dos militares veteranos do 37º BPM, num gesto de acolhida e apoio.
Além dos resultados preventivos, o 37º Batalhão teve êxito na prisão de autores de roubo ocorrido em Araxá durante a Operação, bem como na apreensão de arma de fogo, dinheiro e drogas, dando uma rápida resposta à sociedade e aumentando a sensação de segurança.
Esses resultados também são frutos da participação e apoio dos cidadãos, que, por meio de denúncias anônimas no telefone 181, têm ajudado a Polícia Militar a identificar locais e pessoas suspeitas, aumentando os índices de sucesso dos trabalhos preventivos e repressivos.