Araxá inicia vacinação contra Covid-19 com a vacina da Pfizer
Gestantes e puérperas com comorbidades formam o primeiro grupo a receber o imunizante da farmacêutica Pfizer/Comirnaty em Araxá. Por questões técnicas de armazenamento e manuseio das doses deste laboratório, a vacinação será exclusivamente na sala de vacina da Unisa. Para gestantes e puérperas, a aplicação acontece na terça-feira (25), das 13h às 17h.
Entre quarta (26) e sexta-feira (28), a vacinação também abrange demais pacientes com comorbidades, das 8h às 16h.
- Quarta (26), pacientes de 54 anos;
- Quinta (27), pacientes entre 53 e 52 anos;
- Sexta (28), pacientes entre 51 e 50 anos.
Para portadores de comorbidades, a Secretaria de Saúde exige no momento da vacinação os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e a declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica. Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua preferência.
Araxá foi um dos 47 municípios mineiros aptos a participar da segunda etapa de introdução/expansão da vacina Pfizer/Comirnaty no Estado. A Secretaria de Estado de Saúde iniciou a distribuição nesta segunda-feira (24) para as Unidades Regionais de Saúde (URSs) e o lote com cerca de 1.000 doses chega em Araxá na manhã desta terça.
O imunizante chega à URS armazenado em congeladores programados com temperaturas entre -25°C e -15°C. Após retirada do congelador, os recipientes podem ser armazenados por até cinco dias nas temperaturas entre 2°C e 8°C.
O tempo de validade máximo após abertura do frasco da vacina Pfizer é de 6 horas. As unidades devem manter procedimentos orientados à utilização integral das 6 doses (0,3ml) por frasco durante o período de vacinação.