Aulas presenciais retornam seguindo protocolos de segurança
Uso de máscara, distanciamento social, aferição de temperatura, copos e garrafas individuais, locais e mobiliário higienizados, assim foi o retorno das aulas presenciais nas escolas privadas nesta semana e também será nas escolas municipais a partir de 5 de julho.
Após mais de um ano fechadas, as escolas passaram por uma série de adaptações para oferecer um ambiente seguro para alunos, professores e funcionários. O retorno gradual das atividades foi definido nos modelos remoto e híbrido, mediante aprovação da Vigilância Sanitária. As turmas devem ser divididas em subgrupos, com escalonamento dos dias, horários ou turnos de presença, sendo respeitada a capacidade máxima das salas.
As datas para retorno das unidades de ensino da rede estadual e federal serão definidas, respectivamente, pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelo Governo Federal. Cada escola deverá organizar grupos de até 10 alunos por sala, podendo este número ser ampliado, desde que respeitado o distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre os estudantes e respectivas carteiras.
As aulas ocorrerão, nas duas primeiras semanas de julho, em horário reduzido: no período da manhã será das 7h às 9h30 e à tarde, das 13h às 15h30. O lanche será distribuído, na sala, em embalagem própria. Sua ingestão será feita fora da escola, preferencialmente em casa. Pais e responsáveis poderão optar pela permanência de estudantes no ensino remoto, sem risco de penalizações.
Os pais e responsáveis pelos estudantes deverão assinar um Termo de Responsabilidade antes do retorno de seus filhos às atividades presenciais, que deverá contemplar o compromisso dos mesmos quanto ao respeito às medidas de prevenção à Covid-19, dentro e fora de casa.