Corpo de Bombeiros de Araxá será elevado à Companhia
A formalização de protocolo de intenções em elevar o Pelotão do Corpo de Bombeiros à Companhia foi realizada nesta terça-feira, 13, no Gabinete do Prefeito Aracely de Paula. A soma de esforços da Administração Municipal e do deputado estadual Bosco resultou na assinatura de documento para início da tramitação do pleito, junto ao Governo do Estado. A solenidade teve participação do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel Claudio Roberto de Souza, além de autoridades da área de segurança pública; secretários municipais, vereadores e imprensa.
“Quando assinamos um termo de intenção, isso tem sido uma caminhada sem volta, persistente, diuturna e acima de tudo um ato de fé. Esse é o primeiro passo da concretização de uma grande jornada que vai representar o sonho de Araxá e região. Isso acontece em um momento tão conturbado da nação brasileira, em que a segurança passou a ser a intranquilidade da sociedade. Felizmente, Araxá não passa por esse momento. Pesquisas feitas por órgãos altamente competentes citam Araxá como exemplo de segurança em Minas Gerais e no país. Isso é fruto da união e disposição que se tem com essa terra. É com essa convicção que assinamos esse protocolo, que é um chamamento para o futuro”, discursou o prefeito.
Parceiro da Administração Municipal no referido projeto, o deputado estadual Bosco destaca que a ação é respaldada em análise técnica por parte do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para verificar a viabilidade dessa ação. “Todos os estudos comprovaram que Araxá já teria condições de ser elevada à Companhia. Nossa expectativa é de que a elevação seja efetivada em breve. Estamos, também, atuando em pleito com o Governador do Estado, Fernando Pimentel, para obtermos um helicóptero para resgate e transporte de pacientes em Araxá”, afirma.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais, coronel Claudio, destacou que Araxá é uma localidade estratégica para as atividades militares. Ele salienta que o planejamento para fortalecer a atuação dos bombeiros na região será parte do processo. “O primeiro passo e não menos importante é a assinatura desse protocolo de intenções. Depois, internamente, definiremos novos componentes para servirem em Araxá e uma nomenclatura da nossa Companhia, quando for efetivada. O protocolo de intenções vale por 12 meses, sendo prorrogáveis por mais 12 meses”, detalha.
O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Elvio Bertoni, considera que a solenidade representa um marco e um ganho para a população. “A elevação do Pelotão para Companhia implica necessariamente no aumento do efetivo e na canalização e uma liderança regional na área do Corpo de Bombeiros para Araxá. Esse projeto, abraçado pela Administração Pública, demonstra, mais uma vez, a atenção com a segurança pública”, afirma.
Atuação em Araxá
O 1º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá vinculado a 2ª Companhia BM – 8º BPM de Uberaba foi inaugurado em março de 2004. A unidade atende a um total de 4 municípios, além de Araxá também são assistidas as cidades de Tapira, Perdizes, Pedrinopolis e Santa Juliana.
Atualmente o 1º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá conta com a atuação de um efetivo composto por 35 bombeiros militares, que têm a disposição 2 Unidade de Resgate, 1 auto bomba tanque de salvamento e combate a incêndio, 1 auto bomba salvamento tipo ABS, 1 salvamento leve caminhonete auto salvamento leve, 1 moto, 2 viaturas administrativas auto patrulha de prevenção e fiscalização, somando portanto um total de 8 viaturas.
O Corpo de Bombeiros de Araxá registrou ao longo do ano de 2017 um total de 3.341 ocorrências, sendo que nestes primeiros meses de 2018 os números já passam de 600 atendimentos, com destaque para as ocorrências de resgate que correspondem atualmente a cerca de 80% do total. Tem uma atuação de destaque também nas áreas de prevenção a incêndios e acidentes em empresas e orientação a comunidade em geral. Vistorias em estabelecimentos comerciais e industriais, além de Cursos da Brigada de Emergência que englobam primeiros socorros e combate a incêndio, oferece também cursos de formação de salva vidas e pelo terceiro ano consecutivo desenvolve o Projeto Bombeiro Mirim junto a crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 15 anos.