Araxá volta a sonhar com campus da UFTM

novembro 5, 2021
By

UFTM
Um sonho antigo que foi engavetado por muito tempo começa a tomar forma novamente. A implantação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Araxá foi tema de encontro entre o prefeito Robson Magela e o reitor da universidade, Luiz Fernando Resende, na última quinta-feira (4), na sede da prefeitura.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Mauro Chaves, a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, o deputado estadual Bosco e o assessor especial da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, Rodrigo de Freitas.

UFTM (3)
As tratativas foram retomadas após a atual gestão municipal demonstrar interesse na implantação do polo universitário. O vice-prefeito Mauro Chaves tratou do assunto com o secretário geral de Governo do Estado, Mateus Simões, em agosto passado durante reunião em Belo Horizonte. E recentemente, em visita ao município de Uberaba para anunciar investimentos para a UFTM, o governador Romeu Zema sinalizou apoio do Governo de Minas para a abertura do campus em Araxá.

As tratativas começaram em 2013 quando a UFTM, interessada em expandir o campus além dos limites de Uberaba, apontou as cidades de Araxá e Iturama para a instalação de novos polos universitários. Na época o Ministério da Educação (MEC) chegou a aprovar a abertura de vagas para cursos e contratação de recursos humanos para atuar no administrativo e no corpo docente dos novos campus.

Em Araxá, a contrapartida da prefeitura seria a viabilização de um local para a implementação temporária dos cursos até que a construção do campus fosse concluída. Mas o processo foi interrompido devido à cassação do prefeito da época. Já Iturama, saiu na frente e, hoje, a cidade que está a 273 km de distância de Uberaba, já tem um campus próprio e oferece três cursos.

“Como já tínhamos a aprovação do MEC, as vagas foram distribuídas entre Uberaba e Iturama. Ou seja, hoje, para seguir com esse projeto de implementação de um campus da UFTM em Araxá, precisamos retomar todo o processo. E o primeiro passo é conseguir a autorização do Governo Federal, através do MEC, para a abertura dessas vagas em Araxá”, explica o reitor Luiz Fernando.

Na costura da articulação para a implementação do polo universitário em Araxá, o prefeito Robson Magela encaminhará ao MEC uma carta reiterando o interesse da atual gestão. Também, o deputado Bosco e o representante do Governo do Estado, Rodrigo de Freitas, se prontificaram a endossar esse pedido junto ao Governo Federal. Já a reitoria da UFTM retomará as tratativas com o MEC para viabilizar a abertura do campus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

abril 2024
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Parceiros :

  • 01 – AMPARA
  • 02 – Quem compra em Araxá
  • 03 – CORNELIUS ACADEMIA
  • 04 – CENSO 2022
  • 99 – ANUNCIE
  • XX – Futebol Araxá

Direto ao Assunto

Cornelius anuncio horizontal