Torneiro leiteiro da Expoaraxá foi um grande sucesso
Muita comemoração na final do torneiro leiteiro das raças Gir Leiteiro e Girolando na tarde desta quarta-feira no Parque de Exposições Agenor Lemos. A vaca adulta Gir Leiteiro Sensata Fiv Cabo Verde, da cidade de Passos, foi a grande vencedora no Torneio Leiteiro da raça, com uma média de 57,676 kg de leite e 173,030 kg de produção.
Da raça Girolando foi a vaca 5/8 Delamare Bradnick Fiv F. Congonhas, de Araxá, com média de 87,897 kg e total de 263,692 kg. O proprietário, Gustavo Aguiar, considerou o título uma conquista para a pecuária de leite no país, já que a fêmea representa a evolução da raça em anos de trabalho de melhoramento genético, o que coloca o Brasil na vanguarda do setor.
A raça Girolando é a que mais se destaca no país principalmente por aliar dois fatores, a rusticidade e a capacidade produtiva. A diretoria da ARAP, Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba, acompanhou com otimismo a última ordenha e o resultado não poderia ser mais animador, segundo Christian Pablo de Lima, responsável pelo torneio. “Isso mostra o quanto a Expoaraxá é importante no cenário nacional, como uma das principais vitrines para os criadores das raças”, afirmou.
Foram ao todo dez ordenhas, sendo que uma delas, a maior, é descartada, e nove valem pontos para a final. Durante a disputa os animais recebem atenção especial dos tratadores. Os cuidados vão desde alimentação balanceada, controle de temperatura no local e até música ambiente, para evitar o stress das vacas.
Para a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, mais uma vez a raça apresenta a valorizada aptidão para o leite, e demonstra o quanto os criadores estão investindo cada vez mais na qualidade dos rebanhos, seja através de tecnologia, a exemplos da inseminação artificial, e transferência de embriões. E como a pontuação do torneio na 44ª Expoaraxá vai para o ranking nacional, o evento está sempre traçando novos rumos para a pecuária leiteira.