Integração cultural: “A gente aprende mais rápido”

maio 22, 2018
By

calmon 1

A Semana Nacional dos Museus é promovida com o objetivo de incrementar a divulgação dos espaços, atrair novos públicos, integrar tecnologia e tradição. Com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, ela comemora o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio, quando os espaços, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

Em Araxá, pela programação da semana, funcionários dos museus visitaram o Grande Hotel e também são promovidos intercâmbios culturais. No sábado, 19, alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba, complementaram uma pesquisa sobre os trabalhos do artista araxaense Calmon Barreto.

calmon 2

Oitenta alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II, acompanhados de 10 professores visitaram o Grande Hotel, o Memorial e o Museu Calmon Barreto. Segundo a professora de História, Sarah Juliana de Castro Cardoso, a escola tem um projeto envolvendo as disciplinas de arte, geografia história e ciências. Os alunos conheceram a história de Calmon Barreto durante pesquisas sobre a ocupação do Triângulo Mineiro e quiseram conhecer as obras do artista que expressa de uma forma bem realista essa ocupação. “Visitar o Museu Calmon Barreto melhora a compreensão dos alunos. Sair da sala de aula traz vivências e experiências muito mais significativas. A turma do sexto ano vai fazer releitura das obras de Calmon Barreto que retratam a ocupação do Triângulo Mineiro. Pode ser em forma de desenho, pintura ou mosaico com recorte de papel. Queremos que interpretem as obras na visão de cada aluno”, explica.

A aluna do 6º ano, Maria Eduarda Barbosa Barcelos de Oliveira, tem 11 anos e visitou Araxá pela primeira vez.  “É muito mais divertido e interessante conhecer não só as obras, mas saber  a história contada por profissionais que sabem totalmente”, comenta.

Para a monitora do museu e professora de História, Raquel Costa Leão, esse tipo de atividade contribui para que haja um conhecimento maior da história de Araxá, já que a cidade foi tema recorrente na obra do Calmon Barreto. Também valoriza a função do museu como propagador de cultura, propagador de história, integrador da arte e das ciências. “Fazemos sempre esse tipo de atividade, mas como são alunos de Uberaba, com certeza vão levar o nome do Calmon para a sua cidade, para as famílias e a gente vai ampliando esse conhecimento”, completa.

Na opinião da estudante Sofia Loren Silva, que tem 11 anos e também cursa o 6º ano no colégio, é uma experiência muito interessante. “A gente pode entender mais, as pessoas explicam de um jeito diferente, é melhor do que ler em sala de aula. A gente aprende mais rápido”, finaliza.

O encerramento da Semana Nacional dos Museus será nesta terça-feira, 22,  com a visita que os alunos da Escola Estadual Armando Santos farão à Fundação Calmon Barreto,  Museu Calmon Barreto e Memorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

abril 2024
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Parceiros :

  • 01 – AMPARA
  • 02 – Quem compra em Araxá
  • 03 – CORNELIUS ACADEMIA
  • 04 – CENSO 2022
  • 99 – ANUNCIE
  • XX – Futebol Araxá

Direto ao Assunto

Cornelius anuncio horizontal